quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reflexões Gramaticais
1)O que é parágrafo?

Um parágrafo é uma unidade de um texto qualquer, constituída por uma seqüência de frases organizadas em um ou mais períodos.

2)O que é ponto?

Um ponto é um símbolo ortográfico usado para finalizar determinada frase em uma seqüência de um dado parágrafo, indicando uma pausa bastante acentuada no fim da oração. Há o ponto de continuação, onde uma nova frase surge logo após o mesmo, e o ponto final, usado para definir um novo parágrafo que surgirá após a frase final do anterior.

3)Como se utilizar de vírgulas?

A vírgula serve para isolar proposições, elementos da frase ou da proposição, e indicações de tempo e lugar. Indica breve pausa rítmica, sem quebrar a continuidade do discurso.


4)Como me utilizar do ponto e vírgula?

O ponto-e-vírgula(;) é um caractere utilizado pela gramática para separar orações. É usado para marcar uma pausa mais longa que a da vírgula, no entanto menor que a do ponto.

5)O que é morfologia; sintaxe; fonética?

Morfologia: Parte da linguistica que se oculpa do estudo da estrutura, formação, flexão e classificação das palavras.

Sintaxe: Parte da gramática que estuda as relações que as palavras estabelecem entre si quando se estruturam numa frase.

Fonética: Estudo da natureza fisica de produção, características e percepção de sons da linguagem humana.

6)Colocação pronominal: Há erro em:"Isto é para mim fazer" ?
6.1) Relacionar no texto"pronominais" de Oswald de Andrade, com o texto de Marcos Bagno.
A língua escrita no Brasil em uma série de detalhes, nem de longe se assemelha a língua falada. Isso se deve ao fato de ser a língua falada uma “adaptação popular ” e portanto a verdadeira língua brasileira. A representável “elite ortográfica brasileira” se viu em total direito de importar caractéristicas línguisticas portuguesas para a nossa língua, e isso hoje influencia diretamente as relações de diferenciação de classes num país já tão desigual. Isso, por que a elite, que tenta se fazer parecer hegemônica e puramente europeia, insiste em manter os padrões ditos “corretos” numa sociedade tão culturalmente diversificada, logo totalmente anti-hegemônica na maioria dos aspectos.

A dificuldade de se aprender o portugues de Portugal numa versão bem mais complicada no Brasil para se falar o português brasileiro é a grande base da discórdia. O infinito número de regras existentes na nossa língua, chega a ser um verdadeiro desrespeito a maior parte da população, que sequer chega a usar metade delas ao londo de sua vida. Nem mesmo os estudantes que vivenciam essas dificuldades nos seus respectivos colégios todos os dias, são adeptos dessa língua absolutamente formal.
Analisando então esses fatores concluo que a frase “Isto é para mim fazer” está popularmente certa, portanto correta!

7)O que é nome em gramática?
7.1)O que é pro-nome?
7.2)Para que existem o caso reto e oblíquo?
No sentido mais amplo da gramática um nome é qualquer palavra possível de sofrer algum tipo de declinação ou flexão nominal de acordo com os gêneros, números e casos. Termos gramaticais referentes a nomes são: substantivos, adjetivos, advérbios e verbos.
Pronome é uma palavra variável, sem conteúdo ideativo, utilizada em lugar de idéias e nomes. Pode ser pessoal, demonstrativo, possessivo ou relativo.
O caso reto abriga os pronomes quem tem como função o exercício do sujeito enquanto os do caso oblíquo exercem função de complemento.
8) O que é discurso direto; discurso indireto;discurso indireto livre?

Discurso direto: É a reprodução de maneira direta da fala das personagens de uma determinada obra literária ou teatral, ou seja, a reprodução integral e literal, introduzida por travessão.

Discurso indireto: É o registro da fala da personagem sob influência do narrador. Os tempos verbais nesse discurso são modificados para que haja entendimento em relação á quem fala.

Discurso indireto livre: Resulta da mistura dos discursos direto e indireto. Nesse discurso, o narrado pode, nao apenas reproduzir indiretamente falas da personagens, mas também o que elas pensam, sonham, desejam,etc. Corresponde ao monólogo interior das personagens, expresso pelo narrador.

9)Figuras de linguagem: metáfora;metonímia;neologia(neologismo).

Metáfora: Figura de linguagem literária que consiste em substituir a realidade que se pretende descrever, por imagem que a reconrda e enriquece.

Metonímia: Figura ou recurso de linguagem que consiste em designar um objeto mediante menção a outro diretamente ligado a ele, por causa, efeito ou contiguidade, entre outros.

Neologia: Termo que designa o uso de palavras inventadas ou desviadas do seu sentido natural e do seu uso comum.

Nenhum comentário: